Do vernáculo ao contemporâneo.
Uma leitura da arquitetura e cultura
portuguesa desde sua constituição.
A partir de uma análise histórica e um panorama da arquitetura no século XX, chegaremos às casas de
Eduardo Souto de Moura, e outros
arquitetos contemporâneos que
projetam ao longo do território português.
GESTO PROJETUAL
O curso apresenta a arquitetura portuguesa e a sua identidade enquanto gesto projetual, com a habitação unifamiliar como o exemplo tipo que reflete tal arquitetura.
"É preciso passar sobre ruínas, como quem vai pisando um chão de flores!"
Das Odes Modernas de A.Q. 1865.
* Registros feitos pelo professor do curso, quando em contato com as obras.
PROGRAMAÇÃO
AULA 01. (10/07. 14 - 17h)
Raízes culturais e arquitetônicas até 1900.
Aprofundamento da Arquitetura entendida como corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o Projeto de Arquitetura como respectiva fonte de legitimidade.
AULA 03. (24/07. 14 - 17h)
Eduardo Souto de Moura e o território português.
Aprofundamento da Arquitetura como acontecimento experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis, apresentando-as no fazer arquitetônico.
AULA 02. (17/07. 14 - 17h)
Arquitetura no século XX em Portugal.
Aprofundamento da Arquitetura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade.
AULA 04. (31/07. 14 - 17h)
Arquitetura Contemporânea portuguesa.
Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitetura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos capazes de permitir o juízo de valor sobre a Arquitetura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projeto de Arquitetura.
DOCENTES
Fábio André Matues Dimas
Fábio é arquiteto e mestre, formado na Universidade de
Évora. É membro efetivo da Ordem dos Arquitetos de Portugal e atualmente colabora como arquiteto em Portugal e no Oriente Médio (Kuwait), no atelier AAP - Associated Architects Partnership.
Desenvolveu na sua investigação de mestrado a dissertação intitulada Castelo Novo de Évora: Análise e interpretação arquitetónica, que culminou na criação de uma exposição intinerante nos Museus de Portugal, relaizada em colaboação entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora e o Exército Português.
Lucas Loff Leite
Lucas é arquiteto e mestre em arquitetura pelo PROPAR-UFRGS, atuou junto do escritório b2f Studio e hoje tem uma prática autônoma que busca protocooperações com outros profissionais e escritórios, a fim de expandir o campo de pesquisa e da prática em projeto e obra.
É surfista, capoeirista, arquiteto e urbanista.
Na ELA, Lucas é curador, coordenador de projetos de educação e professor.
MÉTODO
O Curso Livre Umas Casas Portuguesas visa ser um espaço e momento para o desenvolvimento de ferramentas capazes de promover uma leitura crítica acerca da arquitetura, além de estimular a criatividade e o próprio processo de projeto.
A abordagem é teórico-prática. Por meio da apresentação de estudos de caso, o método propicia o diálogo entre os participantes para estimular o juízo crítico sobre as obras e o interesse na investigação projetual.
SÍNTESE
》DISPONÍVEL PARA BRASIL E PORTUGAL;
》CARGA HORÁRIA DE 12H (COM CERTIFICAÇÃO);
》SÁBADOS DE JULHO: 14h - 17h (BRASIL) / 19h - 21h (PORTUGAL);
》AULAS PERMANECEM GRAVADAS E DISPONÍVEIS POR 2 SEMANAS APÓS O TÉRMINO DE CADA UMA.
1. A vaga estará confirmada apenas após o envio da ficha de inscrição e do pagamento pelo Pagseguro.
2. O cancelamento pode ser feito até 10 dias antes do evento, mas o valor da inscrição não é devolvido e sim revertido em créditos para atividades futuras da escola.