PROJETAR COM O INESPERADO (SP)
INTERVENÇÃO EFÊMERA EM PASSARELA DE PEDESTRES
(13-16 set/2018 l Barra Funda - São Paulo)
O Workshop “Projetar com o Inesperado” criado em parceria com o Estúdio Cruz foi uma experiência imersiva que teve a “reflexão na ação” como princípio e resultou no projeto, na construção e na instalação de 20 artefatos efêmeros que, unidos, reprogramaram por 24h a paisagem de uma passarela de pedestres sobre vias e trilhos de trem.
A SOLUÇÃO DE PROJETO, CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO
Vinte estruturas leves e transportáveis foram desenvolvidas no ateliê e instaladas na passarela. Pensado como um jogo de encaixes e amarrações, partindo de uma micro peça de 5x2x2cm, e composto por dois mastros com altura de 1,70m - fazendo alusão a escala humana. Em cada um deles foi fixada 2,5 metros lineares de uma película com 1,5 metros de altura. Na passarela foram fixadas em 40 estacas de madeira inseridas em 20 juntas de dilatação, 10 em cada lado da passarela. As frestas das juntas foram pintadas de branco, destacando a estrutura de amarração e revelando a paisagem. A estratégia do projeto do artefato possibilitava seu movimento conforme a ação do vento, criando uma nova dinâmica para a paisagem e sobrepondo novos sons aos ‘ruídos do lugar’:
FICHA TÉCNICA
Concepção: ela. Escola Livre de Arquitetura (POA) + Estúdio Cruz.
Docentes: Ernesto Cruz, Luciana Fonseca e Joana Salle.
Aprendizes docentes: Thiago Engers e Raquel Kvitko.
Colaboradores: Maria Eduar e ngelo Bucci
Apoio: Ana Lucia Madruga.
Participantes: Lorenzo Cavichioni, Frederico Soprana, Stéphanie Cerioli, Renata Stedele, Luandra Garcia, Estefânia Weber.
Apoio: Casa das cidades