ELA EDUCAÇÃO
Como uma escola livre de educação continuada, complementamos a formação acadêmica por meio de processos criativos e experimentais. Com nossa rede de curadores, construímos conteúdos com foco em demandas reais e em escala glocal, produzindo o cruzamento entre escolas e escritórios, unindo o ensino à prática, quebrando as fronteiras entre a escola e a cidade.
NOSSOS PRINCÍPIOS
0. CIDADE PLATAFORMA
Conceito que conecta as ações da ELA.EDUCAÇÃO com a ELA.PROJETOS
ÊNFASES PARA ELA EDUCAÇÃO
+Reflexão
Abordagens multidisciplinares nos campos da filosofia e da arte. Estudo de metodologias para educação no contexto da arquitetura.
+Exploração
Pesquisa e experimentação alinhadas à tecnologia.
+Ateliê
Projeto-construção com ênfase no processo. Prática.
1. REPROGRAMAÇÃO
A hierarquia convencional, tanto das práticas, quanto das teorias, passa a ser questionada e, entendendo a necessidade de um realinhamento de propósitos, convidamos a repensar a arquitetura: além da práxis tradicional do projeto e da construção, quais seriam as distintas formas de fazer arquitetura?
2. ARQUITETURA COMO
AGREGADORA MULTIDISCIPLINAR
O foco é ampliado e a arquitetura se potencializa como uma relevante agregadora multidisciplinar que atua por meio de projetos, relacionando-se com as artes, com a comunicação, com a tecnologia, com a saúde e com os modos de vida emergentes no século no XXI.
3. O ESTUDANTE É UM INDIVÍDUO INDEPENDENTE
Inspirados pelo arquiteto inglês Cedric Price (1934-2003), entendemos o estudante como responsável por suas escolhas ampliando o significado de suas ações e a consciência do processo.
4. A ESCOLA ESTÁ EM TODOS OS LUGARES: INFILTRAÇÕES, EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS
O aprendizado ocorre de forma mais profunda e significativa, se unimos e entrelaçamos conteúdos à experiências. O ambiente potencializa a absorção da informação, transformando dados em memórias e vivências.
NOSSOS PRODUTOS
1. ELA.CONVIDA
Apresentações e conversas em lugares diversos que chamamos de satélites, já recebemos convidados como o MAPA Arquitetura na Casa das Cidades, Goma Oficina no Barraco Cultural, Terra e Tuma no Vila Flores e Alborde na IMED.
2. ELA.INFILTRA
Para falar de temas específicos infiltramos lugares que reforcem a absorção da aprendizagem através do envolvimento. Falamos de “arquitetura entre o céu e a água” em uma cobertura aberta no centro da cidade, com vista para o céu e a água. Falamos de arranha-céus na cobertura do edifício mais alto da cidade. Falamos de restauro dentro da casa em restauro escutando a música que era escutada pela família que viveu ali.
3. ELA. EM CURSO
Nos cursos mais extensos com corpo docente diverso já tratamos de temas como arquitetura da madeira – “Do primitivo ao contemporâneo”, arquitetura na américa latina – “Vecinos”, arquitetura efêmera e suas possibilidades – “Como projetar o tempo na cidade”, colagem e novas linguagens – “Manifesto Collage”, entre outros.
4. ATELIÊ DE PROJETO-CONSTRUÇÃO
Com base em uma metodologia não linear de projeto, esses ateliês tem caráter imersivo, com foco no processo criativo, projeto e prototipagem, construção e instalação. Cada nova “volta projetual” permite ao estudante refletir sobre o processo e, consequentemente, avançar no desenvolvimento do pensamento e do artefato construído.
5.ATELIÊ B.ELA
Neste ateliê imersivo, criamos viagens de estudos para entender “realidades outras” por meio do desenvolvimento e da instalação de projetos. Nessas peregrinações ELA já esteve em São Paulo com “Projetar com o inesperado” em intercâmbio com o Estúdio Cruz (projetando e construindo em madeira), e no Rio de Janeiro com “Tellure: pergunte à terra” com Matéria Base (projetando e construindo com terra).
METODOLOGIA
APRENDER FAZENDO – ATELIÊ DE PROJETO-CONSTRUÇÃO
Nosso ateliê de projeto-construção se constitui através de uma metodologia não-linear, na qual o desenvolvimento de projetos está necessariamente atrelado a prototipagens e construção.
A lógica não linear é também transversal e contínua, e aceita a ação experimental-criativa e a reflexão-na-ação como fundamento.
A metodologia está pensada circularmente, como uma roleta. Cada giro 360º corresponde a uma VOLTA PROJETUAL COMPLETA e contempla dois MÓDULOS, divididos em EVENTOS. O primeiro módulo tem abordagem teórico-reflexiva, especulativa e criativa, e vai culminar na construção de protótipos. No segundo, o artífice é o protagonista nos eventos cujo objetivo final é a construção e instalação dos projetos. O número de eventos varia conforme a experiência de projeto.
Em cada nova “volta projetual” as transformações decorrentes das experimentações são absorvidas e o movimento de aprender-fazendo pode ocorrer ad infinitum.
A metodologia circular permite aprimorar o projeto e a construção, entendendo o erro como ferramenta didática, mantendo critérios de rigor e qualidade projetual. O processo irá determinar os contornos do artefato construído.